Projetos especiais para restauração ou construção de aparelhos de som vintage raros ou sofisticados
Alguns equipamentos são considerados especiais ou fora-de-série e não se enquadram no que foi dito na .
Alguns exemplos:
- Aparelhos muito sofisticados ou raros,
- Aparelhos feitos sob encomenda,
- Construção de caixas acústicas sob encomenda,
- Adaptação de dispositivos ou modificações em qualquer tipo de aparelho.
Para nós, o que caracteriza um projeto como sendo especial é por ser diferente daqueles que frequentam habitualmente as oficinas dos técnicos de reparação de aparelhos de som vintage.
Em geral são equipamentos que nunca tivemos um destes na bancada e que provavelmente nunca mais teremos.
Em casos assim, antes de mais nada precisamos entender como ele funciona, identificar cada módulo, traçar uma estratégia de diagnóstico e testes para depois começar outra tarefa, que é a de conseguir as peças necessárias.
Nosso encaminhamento destes projetos especiais é feito em pelo menos 4 etapas distintas:
- Procurar esquemas, manuais de serviço e outras informações, além de examinar o aparelho para entender quais são as partes principais, como elas se interligam e como se pode fazer para desmontar, testar, consertar e remontar.
- Uma vez determinado quais são os módulos com problema, examinar cada um deles em detalhes para entender como funciona, como diagnosticar os componentes defeituosos, as regulagens e os testes.
- Fazer as correções necessárias para que o aparelho volte a funcionar. No caso da construção de caixas de som, é feito um protótipo para saber se o projeto teórico se confirmou na prática ou se precisa de ajustes.
- Fazer os testes de performance e determinar se ele precisa de ajustes ou regulagens, e a partir disto fazer os procedimentos necessários.
Cada uma das etapas tem seus próprios custos, que serão cobrados e estimados à medida que o trabalho progride.
A etapa 1 custa R$ 850 atualmente, sendo que o pagamento deve ser feito quando começamos o trabalho. Este valor não é reembolsável.
Porém não é certo que a etapa 1 determine a possibilidade do conserto ou realização do projeto.
Muito pelo contrário, concluída a etapa 1 pode ser que a gente chegue à conclusão de que o projeto é inviável, seja por motivos econômicos, técnicos, falta de componentes ou até mesmo por deficiência técnica de nossa partes.
As demais etapas precisam que a etapa 1 tenha sido concluída para que a gente possa fazer um orçamento justo e correto para cada uma delas.
Para mais informações sobre estes projetos especiais conosco descrevendo o que deseja, onde está o aparelho e em que situação ele se encontra.
|