Calculadora de conversão de Decibels (dB)
Converte de Decibéis para Watts, Volts, Hertz e Pascal.
Converte dB, dBm, dBW, dBV, dBmV, dBμV, dBu, dBμA, dBHz, dBSPL, dBA para Watts, Volts, Ampères, Hertz, pressão sonora.
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Níveis de calibração Dolby em função do chip utilizado
O sistema Dolby de redução de ruídos proporciona uma sensível redução no ruído de fita (“hiss”) que é característico nas fitas magnéticas. O chiado é sensível, principalmente, nas fitas cassete, devido à pequena dimensão da fita e à baixa velocidade.1
Existem três tipos de Dolby utilizados nos tape decks cassete:
- Dolby B - O primeiro a aparecer em grande escala, proporciona uma redução de cerca de 10 dB a 10kHz. Comprime as altas freqüências (agudos) durante a gravação e descomprime na mesma proporção durante a reprodução. Por isso é que as fitas gravadas com Dolby devem ser escutadas também com Dolby, caso contrário os agudos ficarão mais altos do que o som original.
- Dolby C - Uma evolução da versão B, trabalha com compressão de 20dB nos agudos, proporcionando uma redução ainda maior no chiado, quase que eliminando totalmente. No entanto, é muito mais sensível ás diferenças de nível (altura) entre a gravação e reprodução. Uma fita gravada com Dolby C em um aparelho só vai reproduzir corretamente em outro aparelho se ambos estiverem calibrados rigorosamente dentro dos nívels de calibração mostrados na tabela abaixo.
- Dolby S - Apareceu no final dos anos 90, quando os gravadores cassete já tinham perdido sua importância no mercado. Por isso é raro hoje em dia encontrar aparelhos que utilizem Dolby S. Este sistema comprimia outras faixas de freqüência, não apenas os agudos, com altas taxas de compressão, eliminando todo ruído residual e deixando a gravação exatamente igual à fonte original. Assim como acontece com o Dolby B e C, é muito sensível às diferenças de nível de gravação entre o aparelho que gravou e o que vai reproduzir. Como trabalha numa faixa de freqüências maior, em contrapartida, uma fita gravada com Dolby S pode ser escutada sem qualquer tipo de Dolby de maneira aceitável porém, obviamente, sem a redução de ruídos.
A tabela abaixo mostra dados que fomos coletando ao longo do tempo a partir das especificações de diversos chips de codificação Dolby. No campo de observações relatamos alguns aparelhos que utilizam estes chips e que passaram por nossa bancada, quando tivemos chance de checar se os números constantes no datasheet estavam corretos.
Para aferir e regular estes valores é preciso ter uma fita padrão de calibração e um milivoltímetro de áudio. A fita padrão pode ser no nível padrão Dolby (200nW/cm) ou no padrão DIN (250nW/cm). Para evitar conversões, a tabela mostra os valores medidos e/ou calculados nestes dois padrões. Reproduz-a a fita com o sinal de 0 dB enquanto ao mesmo tempo se mede o sinal nos pinos especificados e/ou na saída de áudio do aparelho. Vai-se ajustando o respectivo potenciômetro até conseguir um valor que seja o mais próximo do especificado. Depois utiliza-se uma fita compatível com o aparelho e grava-se um sinal da mesma freqüência e na mesma amplitude de 0 dB. Ao reproduzir este sinal deve-se obter a mesma tensão padrão conseguida com a fita de testes. Se o valor for diferente, deve-se ajustar o BIAS e o volume de gravação até obter-se o valor padronizado.
Esta tabela está em constante atualização, se você encontrar algo errado ou algum chip que ainda não consta por favor nos envie para que possamos ir complementando a tabela e tornando-a cada vez mais útil para os técnicos e os usuários avançados dos tape decks cassete.
Chip | Pinos | Fita Dolby (200nW) | Fita DIN (250nW) | Observações |
mV | dBu (775mv) | dBv (1 V) | mV | dBu (775mv) | dBv (1 V) |
CXA1330 | 13 e 18 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | Na saída: 500 mv com DIN |
CXA1331 | 13 e 18 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | Na saída: 500 mv com DIN |
CXA1332 | 13 e 18 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | Na saída: 500 mv com DIN |
CXA1417Q | 11 e 18 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | |
CXA1560 | 9 e 14 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | |
CXA1561 | 9 e 14 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | |
CXA1562 | 9 e 14 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | |
CXA1563 | 11 e 18 | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | Pioneer 404 e 606. Na saída 500mV com DIN |
CXA1797 | 9 e 43 | 348 | -7 | -9,2 | 436 | -5 | -7,2 | Pioneer 505 e 604. Na saida: 320mV com Dolby e 570mV com DIN |
CX20027 | 24 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
CX20028 | 24 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
CX20187 | 21 e 22 | 245 | -10 | -12,2 | 316 | -7,7 | -10 | |
CX20188 | 21 e 22 | 245 | -10 | -12,2 | 316 | -7,7 | -10 | |
CR713B | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
CX174 | 9 | 690 | -1 | -3,2 | 890 | -1,2 | -1 | |
HA11226 | 8 e 9 | | | | | | | |
HA12038NT | 24 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
HA12058J | | | | | | | | |
HA12088NT | 6 e 37 | 300 | -8 | -10,45 | 387 | -6 | -8,2 | |
HA12088NT | 6 e 37 | 300 | -8 | -10,45 | 387 | -6 | -8,2 | |
HA12090NT | 24 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
HA12141NT | 24 | 300 | -8 | -10,45 | 387 | -6 | -8,2 | |
HA12167FB | | | | | | | | |
HA12169FB | | | | | | | | JVC TD-W318 |
HA12170 | 8 e 53 | | | | | | | Kenwood KX-W8060 |
LA2735 | saída | 388 | -6 | -8,2 | 501 | -3,9 | -6 | |
LM1011 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | equivalente ao NE545 |
LM545 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
LM645 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
LM646 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
LM648 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
LM650 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
LM651 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
LM652 | 3 | 580 | -2,5 | -4,7 | 748 | -0,3 | -2,5 | |
PA4005 | | | | | | | | Pioneer CT400 |
TEA0651 | 2 ou 8 | 387 | -6 | -8,2 | 499 | -3,8 | -6 | |
TEA0652 | 2 ou 8 | 387 | -6 | -8,2 | 499 | -3,8 | -6 | |
TEA0654 | 18 | 387 | -6 | -8,2 | 499 | -3,8 | -6 | |
uA7300 | 14 | 100 | -18 | -20 | 129 | -15,6 | -17,7 | |
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